O FUMO... MESMO VESTIDOS DE CIGARROS, TEM AS DROGAS QUE MATAM... 5ª PARTE

     
 

 

ATENÇÃO: Uma pesquisa de grupos ligados a OMS, Organização Mundial da Saúde, revelam que o menor grupo de usuários de tabaco, é formado atualmente no mundo; Por pessoas de cultura mais elevada e socialmente possuidora de maiores recursos financeiros. A maioria absoluta dos usuários do tabaco, esta nos grupos de baixa renda, analfabetos ou de pouca escolaridade e que tem pouca informação sobre todo o mal, que o fumo produz. Deve ser por isto que as autoridades governamentais em suas aparentes, corajosas e inteligentes mensagens usando o poder da Lei, mas com grande receio de perder a também grande receita que a industria do fumo paga ao governo, para não atingir alvo algum, faz campanhas antifumo, propositadamente tão burras, fingindo se comunicar com esta maioria formada por pessoas simples, usando mensagens de difícil entendimento. Confira por exemplo uma delas, que estão gravadas nos maços de cigarros: Primeiro entendível recado: Este produto contém mais de 4.700 SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E NICOTINA que causa DEPENDÊNCIA física ou PSIQUICAS. Não existem níveis seguros para consumo destas SUBSTÂNCIAS; Segundo inteligente e também, entendível recado para pessoas de baixa escolaridade e analfabetas: O Ministério da Saúde adverte: Esta NECROSE foi causada pelo consumo do TABACO. O leitor pode até nos ajudar a fazer uma pesquisa. Pergunte as pessoas simples que estão a sua volta, se eles sabem o que é SUBTÂNCIAS TÓXICAS, DEPENDÊNCIA PSIQUICAS OU NECROSE. Estas campanhas são tão erradas, burras e incompetentes que uma outra estatística atualizada também pela OMS, com dados do próprio Governo Brasileiro revela: MORREM...PASMEM... 200.000 (DUZENTOS MIL) BRASILEIRO POR ANO, VITIMAS DO FUMO...E OU TABACO.

Mas voltemos ao tema; Em outros dois trechos de Conversando sobre drogas, os autores que foram meus mestres, discorrem sobre a tolerância e dependência do fumo, bem como sobre os tratamentos para se parar de fumar: Tanto a tolerância aos efeitos adversos agudos do cigarro, como as síndromes de abstinência assinalam a dependência à nicotina e contribuem para manter o hábito de fumar. A síndrome da abstinência ocorre depois das primeiras horas do último cigarro. Anuncia-se com a diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial que ocorre nas primeiras 6 horas e dura mais de três dias. Entretanto a náusea, dor de cabeça, constipação e aumento do apetite são os mais importantes sintomas. Sonolência ou insônia, fadiga, irritabilidade e dificuldade para concentrar-se também acontecem. O aumento de peso e a compulsão (desejo irreprimível de fumar) são manifestações da retirada; um quarto das pessoas relatam desejo de fumar até cinco a nove anos depois de pararem, pois as manifestações da abstinência são a principal causa para que a pessoa volte a fumar, só a inteligência e vontade de viver com qualidade de vida, pode ser o melhor fator e remédio eficaz para o ex-fumante como eu, ficar longe do fumo, seja em qual forma que ele se apresente.


Na próxima matéria falaremos de várias técnicas diferentes para deixar de fumar e como não sofrer durante a crise da abstinência. Quero neste espaço final, agradecer a dezenas de e-mail recebido esta semana sobre o tema O FUMO... mesmo aqueles que têm discordado das teses que defendo. Li, não sei onde um pensamento que me faz revelar com consciência que: Sobre drogas e quase tudo que existe, sei apenas uma gota e sobre o que desconheço, existe um oceano. Confesso que escrevendo penso estar contribuindo apenas um pouquinho, mas com certeza trazendo ao debate também uma contribuição para formação de outras gotas. Quero também pedir desculpas aos que durante a semana, não conseguiram acessar o site do CRER-VIP, porque ele havia sido publicado, por minha culpa nesta coluna, sem o hífen, ou seja, a palavra CRER-VIP estava escrita errada junta, CRERVIP, forma que definitivamente impede encontrar a Comunidade Terapêutica pela via Internet.

JOSÉ GONZAGA É PRESIDENTE NACIONAL DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS CRER-VIP E PAN-BRAS - PROJETO ANTIDROGAS BRASIL. Pedidos de internações, de palestra, tratamento ambulatorial e Informações; www.crer-vip.org.br Mais matéria desta coluna www.jornalprimeirahora.com.br

PESSOAS JURÍDICAS OU FÍSICAS PODEM SE TORNAR SÓCIOS MANTENEDORES DO CRER-VIP e ajudar a recuperar crianças, adolescentes e adultos vitimas do álcool e das drogas do INTERNATO REGIÃO DOS LAGOS, que funciona na Estrada Baía Formosa 700, em Búzios. Diretoria Regional: (22)2620-8933. Atenção: Todas contribuições feitas corretamente e declaradas anualmente... Podem e são dedutíveis do Imposto de Rendas.

 
     
 
Notícia Publicada em: 19/09/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui