O FUMO... MESMO VESTIDOS DE CIGARROS, TEM AS DROGAS QUE MATAM... 3ª PARTE

     
 

 

E a historia do maldito fumo continua... “Os que combatiam o hábito do fumo no passado baseavam-se em crendices e em interesses de grupos de médicos que se julgavam prejudicados financeiramente, pois os usuários envolvidos por falsas informações acreditavam que o fumo era medicinal e que, por conseqüência, curava muitas doenças, conforme opinião de Jean Nicot e, assim, não consultavam os médicos com a mesma assiduidade”.
Atualmente, o tabaco é preparado para ser fumado de várias maneiras: Vestidos de cigarros, com cheiros para cachimbos e charutos, continuando nas cidades interioranas a ser vendido na forma de fumo em corda, palheiro e rapé; todas apresentando as mesmas substâncias e malefícios ao organismo e as mesmas substâncias. Entre estas substâncias vamos destacar o alcatrão, que causa sérias lesões pulmonares, e a nicotina, que possui efeitos excitantes no cérebro e que leva o usuário inevitavelmente à dependência.
O já citado livro Conversando sobre drogas, traz este pequeno trecho sobre os componentes da fumaça do cigarro: “Os componentes gasosos da fumaça como o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO2) são os responsáveis pela diminuição de oxigênio para os órgãos dos fumantes”. Nicotina e alcatrão compõem a porção particulada da fumaça e depositam-se nos pulmões. A nicotina é responsável pelo efeito fugaz e prazeroso do cigarro, pela dependência e pelo cheiro e cor marrom característicos do tabaco. Além da nicotina presente nas folhas do tabaco, cerca de 4.000 compostos são produzidos pela queima do cigarro, sendo o mais importante o alcatrão. O alcatrão é o que resta da remoção da umidade e da nicotina e consiste de hidrocarbonetos aromáticos, alguns dos quais são cancerígenos. Os cigarros brasileiros contêm 15 a 20 mg. de alcatrão por cigarro; 0,8 a 1,5 mg. de nicotina por cigarro; 20 mg. de monóxido de carbono por cigarro.
Seguem os problemas ocasionados pelo fumo: 01- Diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da respiração; 02 - Câncer do pulmão, boca, garganta, esôfago, laringe e da bexiga; 03 - Angina de peito e infarto do miocárdio; 04 - Isquemias ou hemorragias cerebrais; 05 - Doença pulmonar obstrutiva crônica; 06 - Maior risco de contrair câncer dos rins, pâncreas e estômago; 08 - Tosse típica; 09 - Maior probabilidade de sofrer bronquite crônica e enfisema. Entre as mulheres, tendência de entrar na menopausa mais cedo, acarretando maior chance de desenvolver osteoporose. Com o uso de anticoncepcionais orais (pílulas), as chances de morrerem por problemas cardíacos são três vezes maiores do que aquelas que não usam pílulas e não fumam.
É vital e dever de todos, continuar alertando a população sobre os malefícios do fumo, mesmo quando ele esta travestido de um atraente cigarro. Não foi sem propósito que nesta e nas ultimas matérias de nossa coluna, que abordamos o tema que acusa o fumo como droga que também mata, foi o selo dos Editores deste Jornal, o PRIMEIRA HORA, que não querendo apenas ser mais um jornal nesta nossa Região dos Lagos, com sua abordagem diária e seria dos problemas emergentes, nos indicam os temas mais atuais e que melhor poderá servir a seus leitores. Neste ultimo passado dia 29 de Agosto, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Muitos fumantes não agüentam mais ouvir as advertências de seus médicos e amigos sinceros: Fumar causa câncer de pulmão, etc... E ainda de todas as conseqüências já citadas nesta e em outras matérias. Mas não tem jeito; quem quiser falar seriamente sobre os males do tabaco, vai ter de transmitir todas essas informações. Por um motivo simples: Elas são verdadeiras. Não é à toa que o Ministério da Saúde tem criado tantas medidas para desestimular o consumo de cigarro, principalmente nos últimos 15 anos. O fumo gera sobrecarga do sistema de saúde com tratamento de doenças diretamente ligadas a ele, causa mortes precoces de milhares de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas no trabalho e reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família. Na próxima matéria ainda sobre o fumo, vocês saberão porque milhares continuam morrendo.
JOSÉ GONZAGA É PRESIDENTE NACIONAL DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS CRER-VIP E PAN-BRAS - PROJETO ANTIDROGAS BRASIL. Pedidos de internações, de palestra, tratamento ambulatorial e outras Informações; www.crervip.org.br Mais matéria desta coluna www.jornalprimeirahora.com.br
PESSOAS JURÍDICAS OU FÍSICAS PODEM SE TORNAR SÓCIOS MANTENEDORES DO CRER-VIP e ajudar a recuperar crianças, adolescentes e adultos, vitimas do álcool e das drogas do INTERNATO REGIÃO DOS LAGOS, que funciona na Estrada Baía Formosa 700, em Búzios.Diretoria Regional:(22)2620-8933.Atenção: Todas contribuições feitas corretamente e declaradas anualmente... Podem e são dedutíveis do Imposto de Rendas.

 
     
 
Notícia Publicada em: 05/09/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui