O FUMO... MESMO VESTIDOS DE CIGARROS, TEM AS DROGAS QUE MATAM... 2ª PARTE

     
 

 

Inicio a matéria lembrando que a primeira parte dela, dezenas de outras desta minha coluna e muitas outras noticias e matérias da maior importância já publicadas pelo Primeira Hora, podem ser lidas na Internet, pois estão no site, www.jornalprimeirahora.com.br
Continuando...Os demais países da Europa estavam excluídos. Era um boicote internacional que havia sido imposto naquela ocasião. A festa, no entanto só acabou em 1560, quando o Embaixador da França em Portugal, Jean Nicot, contrabandeou algumas mudas, entregando-as à Rainha em Paris. Como fosse um botânico, aproveitou-se para explorar ainda mais esta espécie, tão rendosa que recebeu o nome maldito de Nicotina Tabacos.
Nicot, ao enviar as primeiras mudas a Paris, descreveu em carta as virtudes milagrosas do fumo: “Uma verdadeira panacéia universal, curando desde verrugas a gangrenas”. Foi nessa época que o fumo se tornou, pela primeira vez, alvo de ira dos médicos que viam no produto um recurso para automedicação e, conseqüentemente, uma queda total em seus rendimentos.
À medida que crescia o número de novos fumantes, foram surgindo oposições de parte de elementos que tinham o poder de decidir, despoticamente, sobre a sorte dos fumantes. Ahmed, rei da Turquia, proibiu o uso do fumo, com base no Alcorão. Seu filho Ibraim I achava que o fumo causava esterilidade e, assim, o enfraquecimento na formação de futuros guerreiros. Os Parsis da Índia não fumavam e não fumam até hoje, pois consideram o hábito uma profanação do fogo, considerado sagrado. Jeres foi a primeira vítima. Tão logo chegou à Espanha, a Inquisição o trancou por anos num cárcere, na suposição então lógica de que quem emite fumaça devia ter parte com o demônio. Jeres, pelo menos, escapou com vida. Na história do vício, o que se seguiu foi um dos mais marcantes exemplos da verdadeira caça às bruxas. O Xá Safi, da Pérsia, punia os fumantes derramando chumbo derretido em suas gargantas. Ch’ung Te, Imperador da China, mandava decapitar os soldados que fossem apanhados fumando. O Xá Abbas, da Pérsia, mandava queimar o fumo encontrado em poder do fumante e os mandava prender. O Czar Miguel da Rússia, mais criativo, mandava chicotear, cortar o nariz e castrar o fumante, quando apanhado em flagrante. Os sultões da Turquia furavam o nariz do fumante, suspendendo-o por uma corda que atravessava o nariz. Para os reincidentes, caso sobrevivessem, a sentença final era a decapitação. O Papa Urbano VII ordenou a excomunhão dos fumantes em qualquer parte do mundo.
O primeiro cigarro teria sido fabricado durante uma batalha, mais precisamente em 1832, durante o cerco do Acre pelos egípcios que bombardeavam a fortaleza, dentro do qual se encontravam os turcos sob o comando de Suleiman Bey. Os egípcios, comandados por Ibraim Paska, não conseguiam destruir as resistentes paredes do forte e sua artilharia que era também bastante lenta; como de praxe, a carga de seus canhões eram feita vagarosamente por meio de uma espécie de colher. Em dado momento uma bateria começou a disparar em ritmo acelerado. Ibraim mandou verificar o fenômeno, quando foi informado de que o artilheiro, dotado de bastante imaginação, carregava o canhão com charuto de pólvora, utilizando, para isso, papel sob a forma de cilindros. Como prêmio recebeu um saco de fumo. O artilheiro não teve dúvidas, formou um cilindro de papel, colocou fumo dentro e acendeu para deliciar-se... E a historia continuará na terceira matéria do maldito fumo.

J.GONZAGA É PRESIDENTE NACIONAL DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
CRER–VIP E PANBRAS- PROJETO ANTIDROGAS BRASIL. www.crervip.org.br

PESSOAS JURÍDICAS OU FÍSICAS PODEM SER MANTENEDORES DO CRER-VIP e ajudar a recuperar crianças, adolescentes e adultos, vitimas do álcool e das drogas do INTERNATO REGIÃO DOS LAGOS, que funciona na Estrada Baía Formosa 700, Búzios.Gerencia Regional: 22-9267-5601)Atenção:contribuições corretamente declaradas ...São dedutíveis do Imposto de Rendas.

 
     
 
Notícia Publicada em: 29/08/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui