“CALMANTES E ANFETAMINAS”

     
 

 

TERCEIRA PARTE

Na segunda parte desta matéria, adverti que; Usuários de Calmantes e Anfetaminas sem rigoroso controle médico acabam, LELÉ DA CUCA. O que parece brincadeira não é, pois podemos afirmar que em toda literatura cientifica que já tivemos oportunidade de ler e vários casos já observados dentro das nossas Comunidades Terapêuticas CRER-VIP, mostram claramente que o estado de paranóia com delírios persecutórios, esta acentuadamente presente neste tipo de usuário, que sente-se e revela com uma segurança impressionante, estar sendo perseguido por outras pessoas. Também podem surgir os sintomas, já citados por Carlini e Masur em: Drogas Subsídios para uma Discussão, que creditei na primeira matéria desta série, sobre Calmantes e Anfetaminas... Relatam ainda que “o quadro da intoxicação aguda por anfetaminas é muito semelhante ao de um acesso de esquizofrenia, paranóia (uma doença mental), que o médico às vezes tem dificuldade para fazer o diagnóstico diferencial”. Além da incapacidade do usuário de anfetaminas, quando sob ação da droga, para avaliar suas condições física e psicológica, estas drogas ainda causam problemas cardíacos (arritmia), irritabilidade, perda de peso, ansiedade, tensão, tremores, vertigens, irritações na pele, identificada pela (dilatação das pupilas) e hipertensão arterial.
Só ainda, não está comprovado que as anfetaminas provoquem dependência física, por falta de interesse dos laboratórios que as fabricam, é claro. Mas, além de desenvolver tolerância, sabe-se que a dependência psíquica desta droga é muito forte. Depressão com alto potencial suicida, fadiga e sonolência podem surgir quando o usuário regular suspende o uso da droga.
O Jornal Brasil Sem Drogas do CRER-VIP, que também tenho a honra de dirigir, ainda em INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS, oferece-nos as seguintes dicas e matérias, para uma vida mais saudável com matérias produzidas pelo meu amigo eterno professor, Dr. Elias Murad; e outros: Vejamos algumas: Procure não super dimensionar os contratempos corriqueiros do dia-a-dia. Cuide de sua alimentação, incluindo frutas, verduras e muita água. Coma equilibradamente. Se possível, moderadamente. Coma em horários regulares. Por exemplo: 7, 13 e 19 horas. Evite enlatados, doces e refrigerantes. Abstenha-se definitivamente de fumar, pois com raras exceções, pessoas inteligentes e cultas fumam. Beba pouco, digamos; Terapeuticamente, ou mesmo não fazê-lo. Pratique esportes. Tenha alguma atividade física regular, escolha aquela adequada ao seu tipo físico e de sua preferência. Caso você tenha algum problema de saúde, consulte seu médico sobre o esporte mais indicado em seu caso. Para aqueles que têm problemas cardíacos, os exercícios físicos devem ter acompanhamento médico, lembre-se, o melhor período de sono é de 7 a 8 horas por dia. Jamais tome remédios sem indicação médica.
Tenha certeza absoluta, melhor que tomar Calmantes e Anfetaminas é tomar juízo e promover a seu próprio favor e beneficio, um novo tempo com qualidade de vida.

JOSÉ GONZAGA É PRESIDENTE NACIONAL DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS CRER-VIP E PAN-BRAS - PROJETO ANTIDROGAS BRASIL. Mais Informações; www.crervip.org.br-Mais matéria desta coluna;www.jornalprimeirahora.com.br

PESSOAS JURÍDICAS OU FÍSICAS PODEM SE TORNAR SÓCIOS MANTENEDORES DO CRER-VIP e ajudar a recuperar crianças, adolescentes e adultos, vitimas do álcool e das drogas do INTERNATO REGIÃO DOS LAGOS, que funciona na Estrada Baía Formosa 700, em Búzios.Diretoria Regional:(22)2620-8933. Atenção: Todas contribuições feitas corretamente e declaradas anualmente... Podem e são dedutíveis do Imposto de Rendas.

 
     
 
Notícia Publicada em: 15/08/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui