SINAIS DAS DROGAS... E COMO IDENTIFICAR UM DEPENDENTE

     
 

 

Os adultos que possuem crianças e jovens, devem ficar atentos ás mudanças extremas no comportamento de todos eles. As mudanças de padrões e desempenho seja, escolar ou doméstico, a aparência e simples atitudes, podem ser indicativos básicos do uso de álcool e drogas. Estes sinais juntos formam um padrão que associados, revelam o uso de drogas. Mas não se apavorem. Use a inteligência e não tente resolver o problema sozinho, procure ajuda, pois se nesta nossa região já existe muita oferta e consumo de drogas, também já existe muitos profissionais e gente de boa vontade.
OUTROS SINAIS DE DROGAS - O consumidor sempre mantém por perto a posse de equipamentos relacionados com drogas, como cachimbos, papel para cigarros, frascos descongestionantes ou pequenos maçaricos de butano. Ainda são sinais, plantas peculiares ao vivo ou em desenho, coleção de latas de cervejas, tocos de cigarros, sementes ou folhas em cinzeiros, caixinhas ou em bolsos das roupas.Também fique atento aos odores das drogas, o cheiro de incenso ou de outros aromas que são usados como, “encobrimento” de vestígios.
IDENTIFICAÇÃO COM A CULTURA DE DROGAS - Normalmente o usuário ou potencial consumidor, gosta de revistas ou slogans relacionados com drogas nas roupas. Não gostam de conversas e brincadeiras que se preocupam com o álcool e as droga, mas de imediato, manifesta hostilidade em todas discussões sobre o assunto.
SINAIS DE - DETERIORAÇÃO FISICA - É comum no usuário, lapso de memória, curto alcance de atenção, dificuldade de concentração. Fraca coordenação física, fala indistinta ou incoerente. Aparência doentia, indiferença para com a higiene e a aparência pessoal. Olhos injetados, pupilas dilatadas. Distintas quedas nas notas do aluno, deveres não concluídos, aumento das faltas ou atrasos.
MUDANÇAS - NO COMPORTAMENTO - Depois de algum tempo, compulsoriamente ele passa a ter uma desones-tidade crônica (mentiras, furtos, fraudes). Problemas com a policia. Mudança de amigos, atitude evasiva ao falar sobre novas amizades. Ódio, hostilidade, irritabilidade e fingimento, crescentes e inadequados. Menor motivação, energia, autodisciplina, amor-próprio e diminuição do interesse por atividades extracurriculares e hobby.
COMO RECONHECER - UM DEPENDENTE: - Como prova de AMOR, é preciso que os adultos e pais saibam muito mais sobre drogas, para poderem fazer avaliação mais satisfatória e não confundirem estes sintomas com a instabilidade normal da adolescência. Para facilitar faço um resumo, fique atento: 1.Mudança brusca no comportamento da criança ou do jovem; 2.Irritabilidade sem motivo aparente e explosões nervosas; 3.Inquietação motora, a criança ou o jovem se apresenta constantemente impaciente, inquieto, irritado e violento; 4.Depressões, estado de angústia, suor, tudo sem motivo aparente; 5.Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos; 6.Insônia rebelde fica fazendo caminhadas noturnas pela casa.
FINALMENTE DAMOS INFORMAÇÕES GERAIS COMO IDENTIFICAR UM DEPENDENTE QUIMICO: 1.Olhos vermelhos e lacrimejantes, cheirantes de cola; 2.Lábios constantemente lambidos para mantê-los úmidos, disso resultando rachaduras ou deslocamento da película labial, viciados em anfetaminas; 3.Drástica perda de peso, heroína, ópio, crack e cocaína; 4.Óculos escuros usados em ocasiões impróprias e em lugares desnecessários, para esconder a dilatação das pupilas; 5.Passos vacilantes, desorientados, viciados em barbituricos; 6.Nariz vermelho, mucosa nasal irritada ou em carne viva, viciado em cocaína; 7.Suor profundo e cheiro peculiar do corpo, viciado em anfetaminas; 8.Camisa de mangas longas, usadas sempre para esconder a marca de “picos”, viciado em cocaína ou drogas injetáveis; 9.Tremor das mãos, viciado em anfetaminas.

 
     
 
Notícia Publicada em: 25/10/2005

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui