DESMASCARANDO O ÁLCOOL - 4ª PARTE

     
 

 

Sem nos esquecer que o alcoolismo é uma doença, este segundo questionário também foi extraído da literatura dos Alcoólicos Anônimos pelo GPC-CRER-VIP e nos permitirá identificar através de uma linguagem super simples um mal tão complicado.
Façamos então este teste: Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo? () Sim () Não - Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber? () Sim () Não - Já tentou controlar sua tendência para beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra? () Sim () Não - Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses? () Sim () Não - Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas? () Sim () Não - Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses? () Sim () Não - A bebida já criou problemas no seu lar? () Sim () Não - Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras? () Sim () Não - Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer? () Sim () Não - Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida? () Sim () Não - Já experimentou alguma vez “apagamento” durante uma bebedeira? () Sim () Não - Já pensou que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse? () Sim () Não.
Se você respondeu sim quatro vezes ou mais a estas doze perguntas, é provável que você tenha um sério problema de bebida, ou poderá tê-lo no futuro. Reconhecer que está doente e desejar o tratamento é a parte mais importante e, talvez a mais difícil no processo de recuperação de um alcoolista. A negação fará apenas com que o problema se agrave, tomando proporções cada vez maiores.
Mas se você é apenas um “bebedor social”, seguem aqui algumas orientações retiradas pelo GPC-CRER-VIP, do Guia da Vida Saudável e de um livreto publicado, também em 1990 pelo Plano Interno de Saúde do Banco do Brasil. OBS: Vou repetir parâmetros que já publicamos aqui nesta coluna.
Mantenha-se nos limites das 21 (para homens) ou 14 (para mulheres) unidades por semana. Evidentemente, não utilize toda a quota semanal num só dia, evitando as intoxicações agudas, causadoras de toda sorte de problemas (agressões, má conduta, acidentes, etc.). Passe dois dias da semana sem beber. Nesses dias, talvez seja preciso evitar os lugares e os amigos com quem você normalmente bebe. Prefira drinques com baixo teor alcoólico ou sem álcool. Existem várias marcas no mercado. Muitas têm sabor tão bom quando seus equivalentes alcoólicos. Diminua. Aprenda a dizer não quando os amigos insistem para você tomar mais uma dose. Pague seus próprios drinques, beba de acordo com seu próprio ritmo e não beba mais do que pretendia. Primeiro mate a sede. Logo de inicio tome um refrigerante. Vá devagar. Coloque o copo sobre a mesa entre um gole e outro, dando um tempo para o organismo processar o metabolismo do álcool. Beba outros líquidos. Adicione água tônica ou soda a seus drinques para diminuir o teor alcoólico. Isto vai ajudar a diminuir o álcool. Alimente-se. Os alimentos retardam a absorção do álcool, diminuindo seu nível no organismo. Anote as quantidades. Isso o ajudará a controlar quando e onde você bebe e a começar a diminuir a quantidade. Evite quaisquer tarefas que exijam rapidez de reflexo e coordenação motora. E se possível, lembre-se e recomende este teste matéria, pois se assim agir, através da conscientização, salvará muitas vidas.

* É Presidente Nacional das Comunidades Terapêuticas CRER-VIP e PAN-BRAS – Projeto Antidrogas Brasil. Mais informações através de nosso site que se aproxima da fantástica marca, 172.000 visitas, www.crer-vip.org.br e-mail perguntas: gonzaga@mar.com.br

Pessoas Jurídicas ou Físicas podem se tornar Sócios Mantenedores do CRER-VIP, e assim ajudarem a RECUPERAR, crianças, adolescentes e adultos, vitimas do álcool e das drogas, do Internato Região dos Lagos, que funciona na Estrada Baia Formosa 700, em Búzios. Ligue para a Diretoria Regional: (22)2620-8933. Contribuições feitas corretamente são dedutíveis do Imposto de Renda. Quaisquer tipos de doação vamos buscar, em sua casa.
Nota importante: Por determinação da DIRETORIA NACIONAL DO CRER-VIP, reassumiu como Diretor Geral do Conselho Administrativo da REGIONAL DOS LAGOS, SERGIO RIOS NAVES, que neste 25 de maio, esteve em Búzios para dar posse oficial a CLOVIS LINO TAPAJÓS, como GERENTE REGIONAL, confirmando a noticia já publicada nesta coluna na edição de 04 de Abril, do PRIMEIRA HORA.

 
     
 
Notícia Publicada em: 30/05/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui