DESMASCARANDO O ÁLCOOL - 2ª PARTE

     
 

 

Exemplo: Se um uísque tiver 35% de álcool, significa que 100 ml (1/2 copo) terá 35g de álcool. O álcool ingerido é metabolizado pelo fígado e desdobrado em outros elementos, sendo então neutralizado e eliminado pela urina e suor. Esse processo leva em média uma hora para cada unidade de álcool ingerida e é cumulativo, ou seja, duas unidades levariam duas horas e assim sucessivamente. Em “As Drogas e a Vida”, uma abordagem biopsicossocial, livro organizado por Richard Bucher, encontramos um pequeno texto sobre álcool que vale a pena reproduzir: “Depressor do SNC (Sistema Nervoso Central), promove em pequenas doses euforia e desinibição, sendo que em doses maiores provoca depressão.” Aqui estamos diante de uma “patologia” basicamente de adulto, enquanto para as outras drogas, trata-se em geral de uma patologia de adolescente. Com relação ao álcool, é preciso que se denuncie à hipocrisia da sociedade que toleram ou mesmo encorajam seu uso. Sabemos que ele provoca os mesmos problemas de dependência física, dependência psíquica e tolerância que as drogas ilícitas. A mortalidade devida à cirrose hepática de origem alcoólica é altíssima. A maior parte das internações em hospitais psiquiátricos são causadas pelo alcoolismo.
É preciso destacar que, apesar de ser mais comum entre os adultos pelo tempo que leva para aparecer os primeiros problemas, o alcoolismo também surge entre crianças e adolescentes. Mas afinal de contas, o que é alcoolismo? Como identificar aquele que tem o perfil que reportei na matéria já publicada, também aqui no Primeira Hora, como sendo os que bebem SOCIAL-MENTE e o que o separa do chamado “bebedor social” do alcoolista? Eis algumas das respostas: J. Bertolote: “Intoxicação crônica repetida de que resultam conseqüências físicas, psíquicas e sociais.” Mario Tannhauser, Semíramis Tannhauser, Helena Maria T. Barros e Cláudia Ramos Rhoden, autores de Conversando sobre drogas: “O alcoolismo (etilismo) ocorre quando o uso de bebidas alcoólicas ocasiona prejuízos ao indivíduo, à sociedade ou a ambos. Ou seja, quando a pessoa, por ficar alcoolizada, apresenta problemas com a saúde, com os relacionamentos ou com a sociedade.” Jandira Masur: “Alcoolismo é a perda da liberdade de beber.”
Podemos sintetizar os ensinamentos adquiridos acima com a afirmação de que alcoolismo é quando o ato de ingerir bebidas alcoólicas deixa de ser um prazer e passa a ser um problema. É importante saber ainda que o alcoolismo é uma doença, reconhecida pela Organização Mundial
da Saúde (OMS). Considerar que uma pessoa bebe porque quer, porque é sem-vergonha ou porque não presta (como ainda é praxe em nossa sociedade), não é apenas discriminação, mas também caminhar na contramão dos conhecimentos adquiridos nos últimos anos. Bebedores sociais que eventualmente tenham se excedido em uma festa ou num final de semana não se enquadram na definição de alcoolista, mas se isto, se tornar freqüente, pode indicar uma tendência ao alcoolismo. Quando a bebida passa a ter demasiada importância na vida da pessoa e esta não consegue mais controlar o ato de beber, desenvolvendo tolerância a quantidades cada vez maiores de bebida alcoólica, estamos diante dos sintomas iniciais da doença.
...Na próxima terça feira dia 09, na continuação destas matérias, com o titulo “DESMASCARANDO O ALCOOL”, abordaremos “A LINHA QUE SEPARA O BEBEDOR SOCIAL DO ALCOOLISTA”

José Gonzaga é Presidente Nacional das Comunidades Terapêuticas CRER-VIP e PAN-BRAS – Projeto Antidrogas Brasil. Mais informações site www.crer-vip.org.br e-mail para envio de perguntas: gonzaga@mar.com.br

Pessoas Jurídicas ou Físicas podem se tornar Sócios Mantenedores do CRER-VIP, e assim ajudarem a RECUPERAR, crianças, adolescentes e adultos, vitimas do álcool e das drogas, do Internato Região dos Lagos, que funciona na Estrada Baia Formosa 700, em Búzios. Ligue para a Diretoria Regional: (22)2620-8933. Contribuições feitas corretamente são dedutíveis do Imposto de Renda.

 
     
 
Notícia Publicada em: 16/05/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui