SALVEM SEUS FILHOS POIS AINDA EXISTE TEMPO.

     
 

 

Atualmente, para educar seus filhos, os pais, até aqueles com um alto grau de escolaridade se sentem impotente, e quando responsáveis totalmente desorientados e sem ação. Outra barreira constante é como falar sobre alguns assuntos com seus filhos. Existe um medo, em nossa ótica, injustificável, pois os pais têm o direito e o dever de abordarem qualquer tema com seus filhos.
Não abordar assuntos como o da moral, ética, sexualidade e principalmente os das drogas, é permitir que estes ensinamentos sejam feitos por outros, principalmente por um traficante. Eles estão sempre de plantão, na escola, barzinho, quadra de esportes, as vezes pertinho de seus lares. Para abordar estes assuntos com sucesso, é necessário ter mais que vontade. Os pais devem optar por alguma técnica que a pedagogia moderna já disponibiliza. É preciso saber, o que falar; quando falar; em que melhor tempo ou idade. Não podemos permitir que estas responsabilidades sejam passadas para outras pessoas, que não conheça o interior de nossos lares, bem como nossa situação sócio- econômica. Pode não parecer, mas tudo está interligado, pois os pais foram filhos e dentro desta qualidade de filhos também viveram conflitos e sabem agora quais foram às soluções corretas ou incorretas que tomaram para suas próprias vidas. Todos, quando jovens querem liberdade e sem balizamento, poderão se perder em comportamentos efêmeros. Eles devem ainda que momentaneamente entristecidos saber, que a vigilância constante da liberdade por seus pais, é às vezes, um amargo balizamento, APRESENTADO COMO UM ATO DE AMOR, pois a liberdade é um fim e não um meio.
Muitos pais, INTELIGENTEMENTE, quando se tornam pais, comentam os erros que cometeram na juventude, isto é tão importante quanto o comentário que fazem de suas ações vitoriosas. Passa para eles a nossa sinceridade e não a de simples repressor. Isto é muito bom, pois os colocam em constante estado de alerta.
Para fazer frente, em contra partida ao que nossos jovens filhos adolescentes são bombardeados diariamente, com informações muitas vezes contraditórias da mídia irresponsável, que indiretamente ou diretamente chega a eles. Outro dia escrevi como exemplo, nesta coluna o que acontece, entre os Big Brothers, a maioria fumando desesperadamente ou tomando orgulhosamente sucessivos pores diante das câmeras. Citei como um triste exemplo, pois aqueles jovens mesmo que não sejam, estão usando os seus cinco minutos de fama, mas deixarão marcas, passos perigosos a serem imitados. Não podemos desprezar outras fontes, como a escola, maus amigos e tantos outros meios de aprendizado. Todas estas fontes aleatórias, na educação, tanto podem levar ao desenvolvimento sadio quanto ao desenvolvimento nocivo. Certamente, nossos jovens se encontram bem mais informados do que seus pais. Nos vivemos outra época e temos que concordar, o mundo se moderniza a cada segundo e nossos jovens, também sabem disto. Os pais não precisam ficar o tempo todo junto aos seus filhos, vigiando, vinte quatro horas. A pedagogia do terror, da mentira ou pelo medo não funciona mais. Não existe possibilidade de colocá-los numa prisão para protegê-los dos desafios e perigos da sociedade moderna, pois perigosamente pode ser interpretado como um desafio, e eles gostam de desafio.
Hoje nossa matéria, SALVE O SEU FILHO, POIS AINDA EXISTE TEMPO, foi a de uma proposta, que acreditamos ser muito importante, se vocês forem daqueles pais, rápidos na defesa de seus filhos, saibam que: PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR , como nos alerta o dito popular.
Em tempo, para justificar e responder ás criticas, de um e-mail recebido esta semana passada. Eu escrevo mais, para o entendimento das pessoas simples, também leitores importantes deste jornal, pois alguns que tiveram a felicidade de se tornarem intelectuais, pensam já saberem tudo. Escrevo pois a pessoas como eu, que ainda estão aprendendo.

Quer ajudar como voluntário ou com doações, o INTERNATO REGIÃO DOS LAGOS, que funciona na Estrada Baia Formosa 700, em Armação dos Búzios, ou ainda conhece alguém que realmente quer abandonar o álcool as drogas, NÓS PODEMOS AJUDAR. Ligue para o Diretor; Ricardo Miranda - CRER-VIP, tel.(22)9814-1019/ 9267-5364/ 26237863

 
     
 
Notícia Publicada em: 14/02/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui