S.O.S... DAS COMUNIDADES

     
 

 

QUANDO FILANTRÓPICAS, LEGAIS, INDEPENDENTE DE TAMANHO, CORPO CLÍNICO, ORIENTAÇÃO RELIGIOSA, MERECEM ATENÇÃO DAS AUTORIDADES E DE TODA A SOCIEDADE. ELAS SÃO, OS MAIS EFICAZES MEIOS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO AS DROGAS E ALCOOLISMO, RESPONSÁVEIS PELA VIOLÊNCIA, QUE ACONTECE EM NOSSO PAÍS. BASTA LER, VER OU OUVIR, AS NOTICIAS DE CADA DIA.

Creio eu, que há coisas que, reconhecidamente foram criadas e inventadas por homens. Mas as COMUNIDADES TERAPÊUTICAS FILANTRÓPICAS, estas que os governos municipais, estaduais e federais, dão pouco ou quase nenhum valor, mas que atualmente, mesmo sem aquela infra-estrutura cobrada, pela ANVISA e outros órgãos governamentais, desassociadas da realidade brasileira, abrigam, tratam e cuidam, de mais de 55.000 vitimas, em nosso país, segundo a OMS. Sendo que milhares são das classes mais pobres e também da quase falida classe média; Saíram do coração de Deus. São obras que nasceram como resposta cívica e cristã, dos mais altos anseios espirituais para amparar e atender aqueles que se encontram escravizados no mundo do alcoolismo e das drogas. O uso das drogas seja ilícitas ou lícitas, hoje se constitui numa grave ameaça ás famílias, pobres ou ricas, não só por causa da quantidade cada vez maior de drogas, tóxico ingerido e espalhado, como pela criação de uma nova e distorcida “mentalidade viciada”.
Os governos têm gastado milhões de dólares na investigação, repressão e combate ás drogas, mas tem investido muito pouco na prevenção, recuperação e reabilitação dos dependentes químicos.
Os dependentes, tristemente rotulados de viciados, são oriundos, repito, de todas as classes sociais; Pobres, ricos, famosos, etc. O vicio não respeita posição, nem cor, nem tamanho, ele é poderoso para agarrar e escravizar aqueles que caem em sua teia.
Há 25 anos já passados, o primeiro Presidente do CRER-VIP, foi viciado em drogas, sofreu por 14 anos, pois tinha entrado para um mundo diferente, sem nenhuma estrutura para enfrenta-lo, ele não sabia qual era a verdadeira face da droga, se tornando uma pessoa completamente anti-social, agressiva e perigosa, narra ele como testemunho pessoal, ficando indiferente com tudo que era coisa séria da vida.
“O tóxico é um fim em si mesmo, um traço que disfarça o vazio do seu interior e cria a ilusão da onipotência, não leva ninguém a nada” ou a lugar algum”.
Foi ao encontro das drogas como refugio e solução para seus problemas, não imaginava que se afundaria em um poço de lama tão profundo, a ponto de perder naqueles 14 anos, sua própria identidade, vivendo como um ser sem caráter. Hoje como uma pessoa que conseguiu sair dos vícios, afirma: Só DEUS pode saciar nossas angustias, só ELE, pode satisfazer aos anseios de nossa alma e curar a tamanha doença que envolve neste tempo de drogas e álcool, nossas vidas e nossa frágil matéria. Ele lamenta que doutores rotulem pejorativamente, de tratamento empírico, o que na época lhe foi aplicado. Um modelo de tratamento, COM MUITO AMOR E FÉ, em COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, que particularmente tenho defendido nestes últimos 25 anos de minha vida.
Até hoje ele sente certas deficiências, provocadas pelo uso abusivo das drogas, e crê que essas marcas; Deus deixou nele, pois elas permanecessem para servir de alerta.
Tenho convivido, como Presidente Nacional do CRER-VIP, há mais de 20 anos, com pessoas que estão tentando sair do vicio. No CRER-VIP, passaram milhares de paciente que chamamos de alunos, que na verdade ao serem internados, reconheceram que as bebidas e as drogas são uma furada, como dizem os jovens inteligentes, que ficam surpresos, pois lá o que menos se usa, são remédios, salvo os que chegam rigorosamente prescritos por médicos, antes do inicio do tipo de tratamento que nós propomos, ou seja, aquele que reportamos na matéria, do dia 04, nesta coluna, com o titulo “FAÇAMOS TUDO POR UM 2006 COM MENOS DROGAS”. Ou seja, o chamado tratamento empírico, a onde com muita disposição usa muita fé, atividades físicas e ensinamentos na reconstrução das cinco áreas do EU, onde os resultados produzidos, surpreendentemente, atingem 90% de recuperação. O remédio aplicado tem um poder espiritual tão imenso que leva o jovem á compreensão que pode vencer os seus traumas, dominar as causas remotas ou recentes que o levaram a ser um dependente químico, libertando-se totalmente das amarras do vicio. Os milagres ninguém pode negar, existem, não na quantidade que são anunciados, e se existem são parte do cientifico, por tanto não podem ser empírica a sua rotulação. O que desejamos a cada internamento, de um dependente químico, vitima do álcool ou das drogas, em uma destas nossas humildes, COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, é que na vida de cada um aconteça o milagre do Novo Nascimento.Este ano meu leitor, faça algo de grande utilidade na vida, invista na recuperação de um dependente químico, pois vidas serão reabilitadas. Uma COMUNIDADE TERAPÊUTICA depende do seu apoio.

JOSÉ GONZAGA É PRESIDENTE NACIONAL DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS CRER-VIP E PAN-BRAS- PROJETO ANTIDROGAS BRASIL. Visite o nosso Site: www.crervip.org.br / e-mail:gonzaga@mar.com.br

Ajude neste 2006, com doações, crianças, adolescentes e adultos, vitimas do álcool e das drogas, do INTERNATO CRER-VIP, REGIÃO DOS LAGOS, que funciona na Estrada Baia Formosa 700, em Búzios. Ligue. Diretor Regional: Ricardo Miranda - 9814-1019 / 92675364 / 26237863.

 
     
 
Notícia Publicada em: 10/01/2006

 

TELEFONES DE CONTATO

Regional Grande BH-MG - (031) 3621-6000
Reg.Consel.Lafaiete-MG - (031) 3763-5233
Regional dos Lagos - RJ - (022) 9814-1019
Regional Araruama - RJ - (022) 9973-8289

OUTROS CONTATOS
SOS-CRER-VIDA/VIP DIFERENCIADO
Triagem Central BÚZIOS 022-9814-1019
crervip@crer-vip.org.br
contato@crer-vip.org.br
NOTICIAS SOBRE DROGAS

Matérias em nossa TV CRER-VIP

Jornal Primeira Hora. Conheça a Coluna do nosso Presidente José Gonzaga.
Clique Aqui